Centro Médico: Saiba Como Identificar Os Melhores!

· 3 min read
Centro Médico: Saiba Como Identificar Os Melhores!

Elas são doenças de progressão lenta que podem nos acompanhar durante grande parte da vida. Essas patologias são fatores agravantes e apresentam sintomas específicos. Além disso, alguns remédios e tratamentos não são indicados para pacientes com esse tipo de doença. A história clínica, além de tudo, é um documento que serve como norteador para o profissional da saúde.  saiba como aqui , o médico consegue identificar diversos fatores sobre a condição de saúde do paciente. Dessa forma, é possível entender alguns sintomas e ligá-los a possíveis diagnósticos, assim como prever  patologias genéticas ou possíveis agravamentos.

  • Se atentar também aos medicamentos de uso contínuo ou aos que foram utilizados para tratar determinada doença relatada é importante.
  • Também costumam atuar nos plantões de prontos-socorros, em salas de parto ou prestando atendimento em CTI.
  • Como o seu raio de atuação é tão amplo e abrangente, o indivíduo que deseja seguir nessa carreira precisa ter muita responsabilidade.
  • Por conta disso, muitas vezes, ele é a porta de entrada de um paciente para a investigação de algum problema mais sério.
  • Nesse sentido, uma função do generalista é realizar o primeiro atendimento, podendo prescrever um tratamento ou encaminhar para um especialista, dependendo da complexidade do caso.


Além disso, é bastante indicado para um check-up médico, solicitando exames de rotina e encaminhando para especialistas apenas quando aparece alguma anormalidade. Como explicado anteriormente, o clínico é o responsável principal pelo atendimento de todas as doenças não cirúrgicas em adulto e pode participar como adjuvante no acompanhamento pré e pós operatório. Suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna, tanto no serviço público como no privado. Além disso, a Clínica Médica é uma das principais áreas responsáveis pela prevenção de doenças. Quando é necessário, o clínico encaminha o paciente para outras especialidades, como a Cardiologia, para realizar tratamentos mais específicos.

Ebook: Os Desafios Do Mercado Médico No Brasil Em 2022


Ela é bem intensa e o profissional precisa atuar por 60 horas semanais durante todo esse período. Lá, ele é orientado por médicos experientes, chamados de preceptores, que supervisionam as ações dos residentes. Entretanto, para evitar erros médicos, os profissionais devem acumular bastante experiência antes de executar atos mais complexos.


Como O Paciente Pode Auxiliar A Manter Sua História Clínica Atualizada?


Muitas vezes os profissionais da Medicina Interna assessoram outros especialistas nos tratamentos, pois são eles quem melhor conhecem o histórico clínico do paciente. Contudo, quando se implementam novas práticas, como as de telemedicina, é necessário um sistema de gestão eficiente, que auxilie na organização dos processos de  uma clínica médica. O resultado principal dessas novas práticas é a fidelização dos pacientes, garantindo uma constância no número de atendimento dos consultórios e oferta de serviços médicos. Como dito anteriormente, a possibilidade de consultas entre médicos especialistas não é só uma vantagem para os profissionais da saúde. O paciente também otimiza suas consultas e tem em mãos um diagnóstico mais assertivo. Agora que você já sabe o que é e quais os tipos de teleconsulta, veja quais benefícios ela pode proporcionar para sua clínica médica, para os profissionais de saúde e para os seus pacientes.


“Um bom clínico é um profissional analítico, atualizado e excelente comunicador (tanto com a equipe, quanto com o paciente e a família). Não existe um clínico completo que falhe em algum desses aspectos”, diz o especialista. A anamnese e a realização de exames são práticas antigas e determinantes na configuração da Medicina que conhecemos hoje. São ações presentes em diversas especialidades da atualidade, em especial, na Clínica Médica. No entanto, o médico clínico costuma focar mais na anamnese e na avaliação física do doente, a fim de identificar o problema a partir da percepção do indivíduo.