Clínico Geral O Que Faz, Formação, Salários

· 3 min read
Clínico Geral O Que Faz, Formação, Salários

Nestes casos, o médico dessa especialidade está habilitado para realizar um diagnóstico completo, solicitando também exames complementares para sustentar sua hipótese. Quando o paciente vai até a clínica com um problema desconhecido, o clínico faz o diagnóstico que na maioria dos casos, ele mesmo é capaz de resolver. A clínica médica é a especialidade mais antiga da medicina, pois sua prática existia muito antes de se formar a própria noção de especialização. Uma vez de posse dos resultados, e com a observação clínica, ele já tem algumas pistas do problema. Quando você tem dores de cabeça, problemas estomacais, febre, enjoo, ou quaisquer outros sintomas inespecíficos, você vai ao pronto-socorro ou procura um clínico geral. É ele quem vai dar o primeiro atendimento e começar  veja detalhes  o que está acontecendo.

  • Já aconteceu de você passar por vários médicos, sair com uma lista enorme de remédios e, mesmo assim, não conseguir tratar o seu problema?
  • Talvez o jeito mais simples de diferenciar as duas expressões seja dizer que a primeira se refere aos médicos generalistas, e a segunda, a uma especialidade.
  • Apesar de culturalmente a maioria das pessoas se encontrarem com os clínicos gerais em situações emergenciais, é imprescindível fazer consultas com no máximo 6 meses de intervalo.
  • Essas áreas de atuação que explicamos acima seriam, então, as “atividades fim da profissão”.
  • “A confusão das pessoas, entre os dois médicos, se dá porque a Medicina de Família e Comunidade tem experimentado seu crescimento importante há aproximadamente 10 a 15 anos apenas, apesar de existir há 30 anos”, explicou a Dra.
  • O mercado de trabalho é bem concorrido, já que é a área com o maior número de especialistas.


Quando trabalha na atenção primária, essa é a principal função do clínico médico. Em outras palavras, embora tanto o clínico geral quanto o clínico médico possam prestar assistência na atenção primária, um deles se especializou para seguir esse caminho. Eles são capazes de identificar as principais doenças que acometem as pessoas, recomendar as melhores terapias e fazer orientações preventivas. Panorama sobre a carreira em clínica médica, principais atividades e habilidades necessárias. A hipertensão não costuma apresentar sintomas claros em seus estágios iniciais e precisa  ser identificada através de exames de rotina. Segundo a Organização Mundial de Saúde , em 2025, cerca de 2,3 milhões de adultos terão sobrepeso e 700 milhões serão obesos.

Quais Os Diferenciais Da Clínica Médica Da Rede D’or?



Por isso, um médico especializado em clínica médica pode ajudar pacientes com sintomas diversos, especialmente em consultas para check-up completo. Além disso, muitas pessoas procuram o clínico geral para fazer um check-up anual. Nesses casos, o dr. Fleury  faz questão de conhecer o histórico familiar do paciente e avaliar quais exames são ou não necessários de acordo com a idade. O foco da especialidade está no tratamento não cirúrgico de adultos, desde o final da adolescência até o fim da vida.

Curiosidade Sobre A Clínica Médica:


Os programas governamentais de atendimento à saúde básica empregam esses profissionais com facilidade, pois eles realizam um acompanhamento médico preventivo e de longa duração. Depois, para obter os conhecimento específicos da sua rotina de trabalho, assim como em outras especialidades médicas, ele deve fazer a residência em Clínica Médica (também chamada Medicina Interna). Quando aparecem os sintomas de que algo não vai bem com a saúde, tem aqueles que pesquisam na internet e buscam medicar-se por conta própria. Pois saiba que o clínico geral é o médico que deve ser procurado quando estiver nesse tipo de situação. Ele pode avaliar qualquer tipo de sintoma que o paciente tiver, fazer um diagnóstico preciso e, se dentro da sua alçada, medicar, senão encaminhar ao especialista correto.

Como o clínico geral está acompanhando o paciente há um tempo, ele está a par do seu estado de saúde e histórico de tratamentos. Com isso, pode passar todas as informações do ponto de vista médico ao especialista e ajudá-lo a conduzir o tratamento da forma mais acertada. Também precisa dominar as técnicas de tratamento de pacientes em UTI, portadores do vírus HIV e outras doenças infecciosas e portadores de tromboembolismo pulmonar, apenas para citar alguns. Uma dúvida comum entre a população — inclusive entre os estudantes de medicina — é a diferença entre médico generalista e clínico geral. Algumas pessoas confundem os dois termos, mas eles não se referem ao mesmo profissional.